O câncer de pele é a segunda maior causa de câncer no Brasil, provocado pela exposição excessiva aos raios solares. Existem três principais tipos: Basocelular e Espinocelular e Melanoma. O Basocelular, é o mais comum, acomete principalmente a região da cabeça e do pescoço. Os principais sintomas são protuberância de cor rosada brilhante e ferida aberta com sangramento. Apesar de não causar metástases à distância, com o seu crescimento, pode comprometer tecidos e estruturas vizinhas.
Já o câncer de pele Espinocelular pode aparecer em regiões onde a exposição solar é mais intensa, como orelhas, face, lábios e dorso das mãos. Os principais sintomas são verruga em crescimento, ferida aberta que persiste por vários dias e lesão elevada com superfície áspera. O câncer de pele pode se espalhar para outros órgãos. Melhor do que fazer o diagnóstico precoce é evitar a exposição exacerbada ao sol.
O melanoma é o menos frequente, entretanto o mais agressivo. Pode levar a metástases e afetar inclusive pessoas jovens. Mais comum em pessoas de pele e olhos claros, quem se submeteu a exposição solar excessiva com queimaduras ou que apresente antecedente pessoal de câncer de pele ou familiar de melanoma. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento.